Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

sábado, 21 de agosto de 2010

Classes multisseriadas

O artigo a seguir é de autoria da pedagoga Sueli Dib. Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP; Recursos Digitais e Cultura de uso na Educação pela USP, e em Educação Básica pela Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), ela aborda neste texto o conceito de classes multisseriadas e a importância do trabalho em grupo neste contexto.

Boa leitura!


Este tema foi abordado no documentário Ser e Ter (Être Et avoir), que acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do ensino fundamental 1, dos quatro aos 11 anos.
O filme mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente em que é levada em conta sua individualidade, sem pressupostos. Mas o que são classes multisseriadas? São aquelas onde alunos de níveis diferentes estudam juntos numa sala, e o professor atende simultaneamente várias séries.
Penso que a maioria das pessoas imagina que as classes multisseriadas são aquelas onde há alunos com diferentes níveis de capacidade de aprendizagem, mas há vários outros tipos. Há, inclusive, algumas que trazem estudantes com diferenças de sexo, idade, língua materna, carga cultural, pensamento e política. Sim, de pensamento e política também, porque as classes multisseriadas estão em todos os países, não é privilégio do Brasil. Deparamo-nos com alunos oriundos de outros países, principalmente quando os pais são designados para trabalhar no exterior e colocam seus filhos em classes deste tipo.
Quase sempre foram consideradas ensino de segunda categoria. No entanto, está havendo uma mudança significativa na forma de conduzi-las, com a alteração de estratégia de algumas ações.
A organização da sala em pequenos grupos e o trabalho em pares transformou tal metodologia em vantagem pedagógica atestada por pesquisas, que demonstraram a eficiência dos grupos. Isso acontece porque classes multisseriadas são heterogêneas e exigem práticas que atendam a alunos com diferentes características. Introduziu-se, também, por meio dela, a aprendizagem cooperativa e as estratégias de ensino, que passaram a ser personalizadas.
Em grupos, as crianças sempre apresentam desempenho cognitivo superior ao que mostrariam se realizassem as mesmas tarefas individualmente. E isso é verdade tanto para as mais avançadas como para as que têm algum tipo de dificuldade, para as mais velhas e para as mais novas.
O professor começou a usar guias, material pedagógico com informações e exercícios especialmente elaborados para que as crianças resolvam os problemas individualmente ou em pequenos grupos e, depois, sejam capazes de aplicar os conhecimentos em casa para resolver os desafios cotidianos. A avaliação do conhecimento e da autoestima das crianças passou a ser feita várias vezes durante o processo de aprendizagem.
Enfim, para obter bons resultados com classes multisseriadas, é imprescindível superar os pontos fracos e praticar ativamente os pontos positivos.

Texto de Sueli Dib enviado ao Jornal Virtual. A educadora é formada em Pedagogia com Licenciatura Plena e formação para Docência das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!

Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada